sexta-feira, 21 de novembro de 2014


DICAS...

RELATÓRIO  DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO

O relatório deve constar a avaliação sincera da professora sobre os avanços, existentes ou não, do aluno em relação ao que era esperado dele. Deve-se citar se o conteúdo foi assimilado no tempo desejado, quais as possíveis limitações da criança e no que os pais podem ajudar. É importante enfatizar os pontos fortes do aluno, suas vitórias durante o período, e não apenas os pontos em que ele deixou a desejar. Mostrar o quanto ele progrediu e não apenas o que ele não conseguiu realizar.
Deve-se dar destaque também ao desenvolvimento sócio-afetivo: falar sobre as características que a criança está desenvolvendo, se ela é tímida, solidária, se participa bem nas aulas, se consegue se posicionar de maneira adequada perante outras crianças. E também fazer referência ao relatório anterior, para que seja mantida a noção de continuidade.




Segue alguns verbos que poderão ser usados no relatório do     desenvolvimento dos seus alunos:
Demonstrar, identificar, interessar, interagir, arriscar, comentar, empregar, discernir, reconhecer, valorizar, construir, avançar, desafiar, observar, montar, criar, estabelecer, classificar, comunicar, utilizar,analisar despertar, seguir, reagir, ler, compreender,agir, distinguir, participar, encontrar, habilitar, propor, interagir,alcançar, definir, levantar, completar, realizar, proporcionar,construir, enriquecer, atender, orientar, traçar, perguntar, perceber, ampliar, criar, contribuir, atingir, auxiliar, oferecer, dirigir, apresentar, colaborar, elaborar, revelar, preparar, sugerir, dispersar, brincar, movimentar, experimentar, manusear
Todos os aspectos do desenvolvimento da criança tem que ser apontado de uma forma que ao ler os pais visualizem o crescimento dos filhos ,sempre de forma positiva e que percebam os trabalhos desenvolvidos, o olhar e os procedimentos que o professor introduziu para intervir nesse  processo importante da criança,
Cuidado com a escrita do seu relatório, somos professores e não podemos diagnosticar nenhum distúrbios, doenças, etc..

Somente um especialista no assunto pode dizer com certeza o problema que está afetando seu aprendizado.
Temos que ter consciência que observamos o desenvolvimento educacional e aspectos que possam estar interferindo nesse desenvolvimento.

Outro ponto que temos que ter cuidado é como escrevemos certas características ou fatos ocorridos no decorrer da observação, a forma como se escreve pode trazer problemas para o professor, os responsáveis poderão sentir-se ofendidos, assim como interpretar como uma humilhação, um descaso, um constrangimento para os filhos, causando transtornos e até processo para o professor que muitas vezes não teve a intenção." O relatório é um documento escrito e assinado pelo professor".

Segue alguns exemplos da forma de expressões do senso comum da escrita e da forma mais clássica da mesma escrita:

A Criança é:

 Mentirosa - Utiliza-se de inverdade para justificar seus erros.
Tagarela/ Conversa demais- Não  respeita o momento de falar, não deixa os companheiros se expressarem.
Não sabe- Apresenta dificuldades nos conteúdos trabalhado até o momento, terá que rever alguns conteúdos.
Não tem Limites- Necessita rever as regras de convivência e combinados da sala, precisamos porém da parceria da família.
Tem costume de roubar-  Apropria-se de objetos dos colegas.
É agressiva- Demonstra agressividade com os colegas, principalmente em disputas por brinquedos e conflitos diversos.
É relaxada-  Não cuida dos seus pertences e materiais, não tem capricho.
Não tem apoio familiar- Necessitamos da intervenção e parceria escola-família para que o desenvolvimento do aluno seja pleno.
É desobediente- Tem dificuldades em atender pedidos dos professores, funcionários e pessoas que a supervisionam/ Não compreende solicitações de adultos.
É distraída/Apática- Não interage nas atividades e brincadeiras propostas, distrai-se com facilidade, pouco se expressa com os colegas e professoras.
Fofoqueira- Demonstra preocupação com atitudes e ações dos colegas e esquecendo dos seus afazeres.
Vive atrás do professor- Demonstra carinho e apego a professora.
 É dissimulada- Em conflitos é sempre vítima, mesmo estando clara a sua participação nos eventos.
É preguisosa- Não realiza as atividades propostas observa-se desânimo e cansaço, porém em outros momentos brinca e movimenta-se sem nenhum problema.
Boca suja-  Apropria-se de palavras obscenas e pouco cordiais para se referir aos colegas, em momentos de conflitos e em brincadeiras diversas.
Egoista-  Necessita de orientação para compreender a importância do brincar no coletivo e a dividir os brinquedos e brincadeiras com os demais.
Não para sentada-  É uma criança inquieta, agitada, ansiosa... que não consegue sentar-se e prestar atenção a explicações e comandas





SUGESTÕES PARA INICIAR RELATÓRIO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E SERIES INICIAIS.


Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...

Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...

A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...

Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...

O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora...

Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe....

Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes...

ÁREA SOCIAL E AFETIVA

 Adaptou-se com naturalidade. /
 Ainda não completou seu processo de adaptação.
 Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
 É assíduo e pontual.
 Ainda não respeita os pertences dos alunos.
 Aceita esperar sua vez.
 Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
 Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
 Tem preferência por atividades individuais.
 Tem bom relacionamento com todos que convive.
 Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
 Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
 Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
 Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
 Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
 Expressa seus sentimentos com clareza
 Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
 Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
 Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
 Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
 Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
 Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
 Demonstra assiduidade e pontualidade.
 Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
 Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
 Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
 Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
 Participa das atividades em grupo.
 Coopera com o grupo.
 Lidera as atividades em grupo.
 Partilha e empresta material de bom grado.
 Obedece as regras do grupo e da escola.
 Reconhece seus direitos e deveres.
 Escuta e tem atenção quando outros falam.
 Respeita a opinião dos outros
 Cuida do material e do patrimônio escolar.
 Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
 É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
 Respeita regras que orientam as dependências da escola.
 Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
 É dedicado e caprichoso.
 É atencioso e disciplinado.
 É observador e curioso.
 Demonstra confiança e companheirismo.
 Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
 Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
 Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
 Guarda mágoas.
 Supera conflitos.
 Concentra-se nas tarefas propostas.
 É solidário com o colega.
 É resistente.
 É inquieto.
 É egoísta.
 Demonstra agressividade.
 É ansioso.
 É inseguro.
 Demonstra timidez.
 É carinhoso com colegas e professora.
 Demonstra-se alegre.
 Apresenta tristeza em determinados momentos.
 Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
 Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
 Supera dificuldades sem ajuda.
 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
 Enfrenta desafios com autonomia.
 Respeita a participação alheia.
 Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
 Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
 Demonstra decisão e autonomia.
 Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
 Questiona a professora.
 Inicia as atividades logo que são propostas.
 Assume responsabilidade pelos seus atos.
 Aceita opiniões divergentes da sua.
 Pede ajuda quando precisa.
 É curioso em relação a novos conhecimentos.
 É desinibido para expressar suas opiniões.
 Espera sua vez de falar.
 Revela confiança em si próprio.
 Realiza as tarefas de casa com prontidão.
 Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
 Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades


CONHECIMENTO DE MUNDO

MOVIMENTO:
 Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
 Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
 É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
 Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
 Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
 Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
 Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
 Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
 Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:

 Ouve e aprecia produções musicais.
 Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
 Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
 Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
 Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
 Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
 Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
 Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.



LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

 Participa com interesse de atividades orais.
 Tem vocabulário diversificado, rico.
 Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
 Ainda não participa de atividades orais.
 Transmite recados.
 Dialoga com colegas e professor.
 Faz reconto de histórias.
 Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
 Expressa-se com frases corretas e acabadas.
 Expressa-se com clareza.
 Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
 Ainda não pronuncia alguns sons.
 Recita poemas.
 Utiliza expressões de cortesia.
 Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
 Participa com prazer das rodas de conversa.
 Argumenta suas idéias.
 Elabora e responde perguntas.
 Sabe dizer seu nome completo.
 Incorpora e recorda palavras facilmente.
 Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
 Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
 Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
 Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
 Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
 Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
 Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
 Argumenta e defende suas idéias.
 Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
 Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
 Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
 Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
 Sabe dar recados.
 Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
 Descreve gravuras.
 Interpreta histórias.
 Reproduz oralmente um fato ocorrido.
 Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
 Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
 Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
 Narra histórias conhecidas e situações vividas.

ESCRITA:

 Distingue palavras de desenhos.
 Reconhece e escreve seu nome.
 Reconhece nomes dos colegas.
 Escreve nomes dos colegas.
 Identifica e escreve letras do alfabeto.
 Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
 Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
 Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
 Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
 Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
 Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
 Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
 Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
 Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
 Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
 Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
 Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
 Elabora desenho dentro de um contexto.
 Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
 Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
 Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
 Completa frases de acordo com o texto.
 Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
 Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
 Identifica o número de letras das palavras.

NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA:

 Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
 Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
 Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
 Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
 Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
 Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
 Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO:

 Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
 Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
 Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
 Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
 Ordena números na seqüência ascendente.
 Identifica números que estão faltando numa série numérica.
 Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
 Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
 Lê números conhecidos de modo convencional.
 Usa números para registrar quantidades.
 Sabe ordenar quantidades e números.
 Identifica e nomeia formas e tamanhos.
 Identifica posição e se situa no espaço.
 Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
 Resolve situações problemáticas simples.
 Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
 Identifica e nomeia conceitos e cores.
 Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
 Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
 Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
 Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
 Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
 Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
 Resolve situações problemáticas.
 É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
 Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
 Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.


NATUREZA E SOCIEDADE:

 Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
 Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
 Imagina soluções para os problemas apresentados.
 Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
 Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
 Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
 Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
 Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
 Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
 Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
 Tem consciência da preservação do meio ambiente
 Age com educação ambiental
 Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
 Nomeia lugares e pessoas conhecidas
 Identifica sua história de vida e dos seus familiares

OBSERVAÇÕES:

 A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
 Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
 Requer constante supervisão da professora.
 Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
 Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.



OUTRAS SUGESTÕES:


O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita...
O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita...
O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita... O aluno encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita...
Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes...
Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade...
 Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades...
Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender...
Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos...
Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento...
Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas...
O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas...
Realiza cálculos simples de adição e subtração...
Realiza cálculos com auxilio de material concreto...
É curioso, questiona e busca informações...
Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc...
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente...
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta...
Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente...
Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
 Ocasionalmente troca letras...
Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas...
Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...
 Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos...
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os...
 Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão...
Identifica e escreve seu nome completo...
Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos...
Apresenta dificuldades ortográficas...
Identifica e escreve seu nome completo...
Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social...
Participa com interesse e produtividade...
Boa participação nas atividades realizadas em sala.
É criativo e comunicativo..
Coopera com colegas e professora.
Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
 Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
Aceita sugestões da professora e dos colegas.
Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
 Colabora na construção de regras;
Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
Reconhece as relações entre fala e escrita;
 Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
 Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
 Distingue a língua escrita da língua oral;
 Demonstra compreensão do sistema alfabético;
Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
Produz frases com lógica;
Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica.
 Distingue letras na linguagem oral e escrita;
 Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processo.


RELATÓRIO INDIVIDUAL
Aluno(a):
Sempre atento ao que se passa ao seu redor, Rodrigo, apesar de extremamente meigo e tranqüilo, percebe tudo à sua volta e demonstra interesse pelas tarefas e atividades do grupo.  Comunica-se pouco, mantendo-se calado e quieto a maior parte do tempo.  Sua maior participação vem sendo incentivada pela professora, convocando-o a falar, fazendo-lhe perguntas. No entanto, prossegue bastante silencioso. Seu silêncio o isola um pouco dos demais, pois demonstra predileção por estar sozinho, observando. Com relação às tarefas, ele as desenvolve com enorme gosto. Notadamente caprichoso, realiza-as sempre com esmero, demonstrando bom gosto no uso das cores e um ótimo desenvolvimento da coordenação motora e orientação espacial. Consegue colorir espaços interiores com apenas poucas rasuras externas e demonstra extrema habilidade no uso da tesoura e durante colagem, com o posicionamento que dá aos materiais, sempre criativo, combinando cores e tons.  Sua higiene pessoal é excelente, advinda do óbvio cuidado familiar.  Diariamente demonstra capricho e cuidado com os materiais que utiliza, procura realizar a higiene nos horários adequados.  Ouve histórias atentamente, encontrando dificuldades para recontá-las devido à timidez. Percebe-se que ele seria capaz de fazê-lo, visto que durante toda a narração, permanece muito atento, acompanhando cada detalhe narrado e chegando a interagir com sorrisos ou expressões que acompanham as sensações das personagens, não havendo, portanto, alheamento. O aluninho identifica as cores primárias vermelho, amarelo e azul em objetos que a cercam e durante jogos lúdicos, monta e desmonta blocos com lógica, manuseia massa com destreza, encontrando facilidade em dar forma à mesma. Adaptou-se à rotina escolar, segue normas preestabelecidas com facilidade.

Conteúdos Trabalhados:

Linguagem oral e escrita/ Movimento/ Música: O aluno foi capaz de ampliar o seu  vocabulário com as palavras LUZ, FLOR, AR, SOL, LUA, ESTRELA, AVE, PEIXE, EVA e IGREJA identificando através das mesmas as vogais ,  reconta, narra e cria  novas histórias. Produziu e interpretou texto e musicas junto com seus colegas ( coletivos ). Reconheceu e escreveu o seu nome e palavras contextualizadas. Desenvolveu atividades envolvendo alfabeto móvel e associou e identificou os sons dos instrumentos musicas.

Matemática: O aluno tem noção de quantidade. Ler e escrever numerais de 1 a 7, Consegue identificar tudo o que se refere a lateralidade, ordenação e classificação de objetos, números . Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.

Natureza e sociedade: Desenvolve sentimento de respeito e amor à Deus, sua família, sua escola, comunidade e pátria. Demonstra bons hábitos de higiene, identifica dia e noite, claro e escuro, ar, terra e água. Relata característica  encontradas nos peixes e nas aves. Reproduz símbolos e identifica as parte do corpo.


6 comentários: